PALESTRA PUCPR

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quinta-feira, 8 de julho de 2010

Acidente entre três caminhões derrama 2,5 mil litros de combustível na pista


Além da gasolina, carga de óleo vegetal também se espalhou no trecho da rodovia em Guarapuava. Pistas ficaram totalmente interditadas por cerca de seis horas. Congestionamento chegou a 15 quilômetros
Um acidente envolvendo três caminhões causou o derramamento de 2,5 mil litros de combustível e óleo vegetal na BR-277, em Guarapuava, na região central do estado. A rodovia ficou totalmente interditada por cerca de seis horas. A reportagem havia informado anteriormente que o derramamento era de 20 mil litros.
Um caminhão carregado de óleo vegetal estava parado no acostamento, próximo ao km 329,5, noRio das Pedras, quando foi atingido por um outro veículo, que não foi afetado pela batida e seguiu viagem. Na sequência, um caminhão carregado com o gasolina, colidiu contra o veículo parado e causou o derramamento na pista.
O motorista de um dos veículos ficou ferido e foi levado para o hospital. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) precisou interditar totalmente as duas pistas porque havia risco de explosão. Equipes da PRF, da concessionária de pedágio responsável pelo trecho, do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil trabalharam na limpeza da pista.
A pista foi liberada por volta das 14h30. No momento em que houve a liberação, havia 15 quilômetros de congestionamento nos dois sentidos da BR-277, segundo a PRF.
De acordo com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o combustível que vazou não atingiu as águas do Rio das Pedras que abastece a cidade de Guarapuava


sábado, 3 de julho de 2010

Caminhão-tanque explode e mata ao menos 200 na República Democrática do Congo

O governo da República Democrática do Congo (RDC) confirmou ao menos 200 mortos e cem feridos após a explosão de um caminhão-tanque que carregava gasolina na Província de Kivu Sul.

Desire Yuma, oficial da Cruz Vermelha no país, disse que a organização já contabiliza ao menos 204 vítimas.
O acidente aconteceu na noite desta sexta-feira, quando o caminhão tombou, e o alto número de mortes deve-se ao fato de que várias pessoas tentavam saquear a gasolina que se espalhava pelo chão com pequenos vasilhames quando a explosão ocorreu.
O motorista do caminhão, que era procedente da Tanzânia, ficou ferido, mas saiu com vida da explosão e do incêndio a seguir.
Inicialmente acreditava-se que entre os mortos poderiam estar vários soldados da Missão das Nações Unidas para a Estabilidade do Congo (Monusco), mas o porta-voz da ONU (Organização das Nações Unidas) Olamide Adedeji confirmou que nenhum membro da missão de paz na RDC morreu no acidente.
"A Cruz Vermelha nacional está trabalhando na coleta dos corpos e levando-os ao necrotério, mas a prioridade é obviamente levar os feridos ao hospital", disse o coordenador local da entidade, Inah Kaloga.
Outro porta-voz da ONU no país, Madnodje Mounoubai, disse que a missão de paz já está investigando o acidente.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/761336-caminhao-tanque-explode-e-mata-ao-menos-200-na-republica-democratica-do-congo.shtml

Ipem autua 20 veículos em situação irregular

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autuou dez (47,6%), dos 21 veículos fiscalizados na altura do quilômetro 92 da Rodovia Castello Branco, durante a manhã de terça-feira (29/6), na operação Estrada Segura. Os condutores multados não apresentaram o Certificado de Verificação Metrológica do cronotacógrafo, a caixa preta dos veículos que registra dados como velocidade, distância percorrida e pontos de parada). Outros dez veículos foram flagrados por outras irregularidades. Entre os veículos autuados estão cinco caminhões-tanque que transportam produtos perigosos, quatro coletivos de passageiros e um ônibus escolar. O certificado é exigido para provar que o instrumento foi verificado pelo Ipem-SP antes de trafegar. Obter o documento diminui as chances de adulteração de dados do aparelho, quando este for verificado por autoridades de trânsito para esclarecer acidentes, por exemplo. Isso significa mais segurança nas estradas, afirmou o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula.

O prazo para que veículos-tanque que transportam produtos perigosos conseguissem o certificado do cronotacógrafo expirou em agosto de 2009. Ônibus escolares tiveram até fevereiro de 2010 e para coletivos de passageiros a data-limite segue os finais das placas: 2 (fevereiro); 3 (março); 4 (abril) e 5 (maio).

Mais irregularidades
Agentes fiscais também examinaram 27 caminhões que transportam produtos perigosos a granel e autuaram dez (37%) por encontrarem problemas no sistema de freios, pára-brisa trincado e riscado, sistemas de iluminação e sinalização inoperantes, pneus carecas, mecanismo de acionamento de freio inoperante, lâminas dos feixes de molas desalinhadas, entre outras irregularidades. Os fiscais apreenderam ainda oito certificados de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos (Cipp), que estavam vencidos ou com outras irregulares. O documento é obrigatório para exercer a atividade.
No site www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=318527