PALESTRA PUCPR

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segunda-feira, 30 de agosto de 2010

PRF: 147 toneladas de carga em excesso flagradas em operação

Fonte: http://www.primeiraedicao.com.br/?pag=alagoas&cod=13589

Divulgação/`PRF

A Polícia Rodoviária Federal realizou, durante o feriado, uma operação no interior do Estado visando combater os excessos cometidos por transportadores rodoviários de cargas e produtos perigosos.

As equipes baseadas no posto fiscal de Delmiro Gouveia/AL, localizado no km 100 da BR-423, fiscalizaram mais de 130 veículos entre os de carga, de produtos perigosos, e transportadores em geral, encontrando irregularidades em vários. A infração mais encontrada foi a de excesso de peso, motivo de 35 notificações.

O excesso de peso no transporte de cargas é o principal motivo da degeneração prematura das pistas, causando danos e transtornos a todos os usuários das rodovias. A própria BR-423 tem sofrido com isso desde que o trânsito pela BR-101 está prejudicado em função das enchentes de junho.

Apenas nesta operação, mais de 147 toneladas em excesso foram flagradas em veículos que transportavam carga além dos limites regulamentares.

Outras 16 infrações, relativas ao transporte de produtos perigosos, foram notificadas pela operação, em veículos não passaram na vistoria que focou principalmente os itens de segurança, como equipamentos para situações de emergência e de proteção individual, dentre outras.

No balanço final chegou-se ao número de 131 notificações dentre as mencionadas acima e as demais relativas ao Código de Trânsito Brasileiro.
A Polícia Rodoviária Federal realizou, durante o feriado, uma operação no interior do Estado visando combater os excessos cometidos por transportadores rodoviários de cargas e produtos perigosos.

As equipes baseadas no posto fiscal de Delmiro Gouveia/AL, localizado no km 100 da BR-423, fiscalizaram mais de 130 veículos entre os de carga, de produtos perigosos, e transportadores em geral, encontrando irregularidades em vários. A infração mais encontrada foi a de excesso de peso, motivo de 35 notificações.
O excesso de peso no transporte de cargas é o principal motivo da degeneração prematura das pistas, causando danos e transtornos a todos os usuários das rodovias. A própria BR-423 tem sofrido com isso desde que o trânsito pela BR-101 está prejudicado em função das enchentes de junho.

Apenas nesta operação, mais de 147 toneladas em excesso foram flagradas em veículos que transportavam carga além dos limites regulamentares.

Outras 16 infrações, relativas ao transporte de produtos perigosos, foram notificadas pela operação, em veículos não passaram na vistoria que focou principalmente os itens de segurança, como equipamentos para situações de emergência e de proteção individual, dentre outras.
No balanço final chegou-se ao número de 131 notificações dentre as mencionadas acima e as demais relativas ao Código de Trânsito Brasileiro.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Explosão Assusta Moradores e Trabalhadores da Refinaria de Araucária

20/08/2010 - 12:12
 Marcos Formaio

Uma explosão hoje pela manhã na Refinaria de Araucária, causou um grande susto para moradores da próximos e consequentemente aos funcionários. Segundo informações de pessoas que trabalham na área da Petrobrás (Araucária), a explosão em um dos dultos de uma caldeira causou apenas avaria em equipamentos de uma das unidades internas, não havendo vítimas.
O estrondo pode ser ouvido em um raio de aproximadamente 3 km da Refinaria.

EVACUAÇÃO
Devido as obras de ampliação,  a refinaria conta com aproximadamente 25.000 trabalhadores entre Petroleiros e contratados, a explosão foi um problema pontual e a evacuação se fez necessário devido a quantidade de funcionários na planta relata um Petroleiro. A evacuação se deu de maneira ordenada pela brigada de emergência sem tumulto e logo todos voltaram as sua atividades normais. A refinaria continua trabalhando normalmente.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

BR Distribuidora apresenta novas regras para o transporte de combustível

Com o objetivo de conhecer os novos procedimentos de segurança adotados pela unidade da BR Distribuidora Petrobras em Campo Grande no setor de abastecimento de caminhões das transportadoras de combustível, diretores do Sinpetro reuniram-se nesta terça-feira (10.08) com representantes da companhia. No encontro foram apresentadas as medidas que entraram em vigor para evitar acidentes no transporte de carga inflamável.
Da reunião participaram o presidente do Sinpetro, Mário Seiti Shiraishi, o diretor de comunicação da instituição, Marcos Alceu da Silva Villalba, o diretor Edemir Jardim Neto e ainda o supervisor da base da BR Distribuidora na Capital, Vicentino Weber do Canto e o gerente comercial José Francisco Fontoura.

Para implementar as novas normas de segurança no abastecimento dos caminhões das transportadoras e de proprietários de postos de combustíveis, a BR contratou a empresa Target Brasil S/A – Tecnologia Aplicada ao Risco e a Gestão de Transporte.

O contrato tem como objetivo promover o gerenciamento preventivo de acidentes em transporte de produtos perigosos, conforme explicou Vicentino Weber. Segundo ele, foi criado um check-list que estabelece um rol de itens de segurança que devem ser observados em todos os caminhões que transportam produtos fornecidos pela Petrobras. “Caso esses itens não sejam preenchidos, o veículo não receberá a carga”, explicou o supervisor.

O modelo implantando em Campo Grande foi desenvolvido por meio de projeto piloto realizado em 2009, no terminal da Petrobrás TEBET, em Betim, denominado Projeto CIAM - Centro Integrado de Apoio ao Motorista. Na ocasião nenhum acidente foi registrado em um período de seis meses e nenhuma viagem foi iniciada com condições de transporte inadequadas. “A iniciativa merece todo o nosso apoio e iremos conversar com os filiados do Sinpetro para que todos se adequem às novas regras”, disse Mário Shiraishi.

Além de contribuir para a redução do número de acidentes com cargas perigosas, a iniciativa garante aos transportadores mais segurança no que diz respeito às condições em que seus veículos irão trafegar nas estradas do País. “No check-list são verificados todos os itens de segurança obrigatórios estabelecidos pela legislação, o que equivale dizer que quando em viagem os motoristas não terão qualquer problema quando eventualmente forem parados pela polícia rodoviária”, ressaltou o presidente do Sinpetro.

As novas regras já estão em vigor, mas a BR Distribuidora está dando um prazo para que os empresários do setor de transporte de combustíveis adequem a frota. “Percebemos que pelo menos 70% dos casos de não-conformidade dizem respeito aos itens de segurança obrigatórios, que podem ser, por exemplo, pneus em condições inadequadas e falta de sinalização, entre outros”, explicou Vicentino Weber.

Sistema Vectio – Com uma metodologia inovadora denominada Vectio, que faz a integração de todos os dados dos componentes humano, veicular e ambiental, o trabalho da Target do Brasil auxilia na tomada de decisão antes de cada viagem individualmente. O sistema cria um plano de gestão provido de controles e medidas para medir os riscos.

A companhia implementa processos e tecnologias apropriadas para esse gerenciamento, priorizando e eliminando as vulnerabilidades em até 90%. Para isso, reúne uma equipe multidisciplinar, incluindo psicólogos, que avaliam a competência dos condutores e condições de trabalho. Por meio de um software, todos os dados colhidos são transformados em um relatório, on-line para todas as áreas integrando o setor de logística e comercial, que mostra as condições que a viagem irá acontecer.

Com os dados em mãos, os responsáveis pelo transporte daquela carga podem ponderar a necessidade operacional daquela viagem se o condutor ou veículo não estiverem em plenas condições. Como 94% das causas dos acidentes estão relacionadas aos fatores humanos, um dos principais focos do trabalho da Target Brasil é o motorista.

A partir de palestras, treinamentos e entrevistas psicológicas, o programa procura valorizar este profissional, melhorando sua motivação e fidelidade com a empresa.

FONTE: http://www.acritica.net/index.php?conteudo=Noticias&id=19827

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

1º Seminário de Atendimento a Emergência do PAM da Ozanan

A Defesa Civil de Canoas em parceria com os bombeiros e empresas do Plano de Auxilio Mútuo (PAM) da avenida Ozanan promovem no dia 25 de agosto o 1º Seminário de Atendimento a Emergência do PAM da Ozanan. A intenção, de acordo com o coordenador da Defesa Civil Mauro Guedes, é beneficiar com informações técnicos de segurança do trabalho e pessoas interessadas em planos de prevenção.
A programação prevê mostrar as experiências dos PAMs de Rio Grande e Triunfo, informações sobre atendimento de emergencia, legislação para transporte de produtos perigosos e sistema de comando de emergencia. O evento será das 9h às 17h no auditório do CANOASPREV -Rua Inconfidência nº 817- As inscrições serão feitas através do site www.defesacivilcanoas.rs.gov.br. O seminário será gratuito.Informações pelo fone 3476.3400 / 9240.1023
Entenda o que é o PAM:
O Plano de Auxílio Mútuo ( PAM) envolve empresas, bombeiros, defesa civil e poder executivo, em uma rede de alerta, que em 15 minutos é capaz de mobilizar todos os efetivos disponíveis para o combate de um sinistro. Esta parceria destina-se a estabelecer linhas de ação que garantam o controle indispensável de grandes emergências, no interior das indústrias e nas imediações de suas áreas de influencia.
Tendo sempre suas ações coordenadas pelo Corpo de Bombeiros o plano possibilita a junção das potencialidades técnicas e hídricas existentes nas regiões de abrangência para viabilizar procedimentos de prevenção e combate a sinistros. O plano prevê também a realização de emergências simuladas com o objetivo de aperfeiçoar as técnicas de combate e checar todas as normas de segurança existentes nas empresas participantes.
PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO:
8h - 9h credenciamento
9h - 9h30min Abertura da Solenidade
9h30min - 10h15min Apresentação PAM Ozanan
10h15min - 10h30min Coffe Break
10h30min - 11h15min Apresentação PAM Rio Grande
11h15min - 12h Apresentação PAM Triunfo
12h00 - 14h00 ALMOÇO
14h00 - 14h45min SEST/ SENAT - Atendimento a Emergência
Instrutor: Alex Sandro Biazzetto.
14h45min - 15h30min Eng° César Almeida - Presidente da ABPA
15h30min - 15h45min Coffe Break
15h45min - 16h30min Engª Carla Giovana Santana - Legislação para
Transporte de Produtos Perigosos
16h30min - 17h15min Capitão Fortes - Corpo de Bombeiros - Sistema de
Comando de Incidentes
17h15min - 17h30min Encerramento com Coordenação do PAM/ Corpo
de Bombeiros/ Defesa Civil
Taís Dal Ri.
Fonte: www.jusbrasil.com.br

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Nove bairros de São José do Rio Preto podem ficar sem água após acidente

Carga de emulsão asfáltica vazou de caminhão e contaminou córrego

Pelo menos nove bairros de São José do Rio Preto, a 440 km de São Paulo, podem ficar sem água ao longo desta semana. Esse é o período em que técnicos da Sabesp (Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo) e de um laboratório de Piracicaba vão demorar para analisar a água e o solo no córrego dos Macacos e na represa municipal. Esses pontos foram contaminados por uma carga de emulsão asfáltica que vazou de um de um caminhão-tanque após um acidente com um carro, na madrugada da sexta-feira (6), na rodovia Washington Luiz. De acordo com o condutor do caminhão tanque o carro estava em alta velocidade e bateu na traseira da carreta, rompendo a valvula de fundo vazando todo o produto.
Os técnicos ainda não conseguiram diagnosticar o nível de contaminação da água. Ao longo do fim de semana, cerca de 150 mil moradores da região tiveram o abastecimento de agua reduzido. Depois do acidente, o Semae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto) suspendeu a captação de água numa parte do córrego. A medida de segurança comprometeu 40% do funcionamento da estação de tratamento de água.
O acidente causou a morte do motorista  que dirigia o carro que bateu na traseira do caminhão.

Fonte:
R7 Notícias
Assista o video http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/nove-bairros-de-sao-jose-do-rio-preto-podem-ficar-sem-agua-apos-acidente-20100809.html

OPINIÃO
Esta é a triste realidade do transporte rodoviario de produtos perigosos. Já não é de hoje que a malha rodoviaria do pais não é a das melhores e tem influência significativa nas estatísticas de acidentes em nosso país. Com o objetivo de reduzir acidentes de proporções catastróficas ao meio ambiente e às comunidades, as transportadoras investem pesado em treinamentos de seus condutores, equipamentos para atendimento a emergência, epis, exames médicos e atendimento à legislação que gera um ônus impactante ao transportador.
Mesmo com todo investimento e cumprimento à legislação o condutor de PP ainda está exposto aos riscos das rodovias precárias e imprudências de motoristas do dia dia, conhecidos como motoristas de fim de semana. Infelizmente este acidente custou a vida de um desses motoristas e quase deixou uma população de 150.000 habitantes sem água. Rotineiramente acidentes parecidos acontecem, normalmente causados por motorista comum ou transportadores de cargas que não se exigem cuidados especiais. Porêm, quem acaba sendo responsabilizado é o transportador de produtos perigosos, onde muitas vezes o causador apenas retira seu veículo avariado e deixa todo  um cenário trágico para trás. Infelismente neste acidente o motoista do carro pagou com  vida.

Autor: Marcos Formaio 
11/08/2010

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

BR-381 é interditada novamente para retirada de carreta



Carreta será retirada na tarde desta segunda-feira, na BR-381 - (Beto Novaes / EM / DA Press)
Carreta será retirada na tarde desta segunda-feira, na BR-381

A BR-381 voltou a ser interditada nos dois sentidos na tarde desta segunda-feira, dia 2, para a retirada de uma carreta carregada de amônia que tombou na pista, por volta das 17h de sábado, no quilômetro 434, próximo a Caeté. A Polícia Rodoviária Federal não tem previsão liberação da pista. 

Até o momento da interdição, o congestionamento no local chegava a quatro quilômetros, mas deve aumentar nas próximas horas. Desde a tarde de sábado, quando ocorreu o acidente, motoristas que trafegavam no local tiveram que ter paciência, já que os congestionamentos chegaram a 15 quilômetros nas duas pistas. 

A Polícia Rodoviária recomenda aos motoristas que evitem passar pelo local. Para quem está indo para Vitória, a recomendação é passar por Ouro Preto, pela MG-262. 

O acidente
O motorista da carreta, Aroldo Rodrigues Maia, trafegava em direção a Belo Horizonte quando perdeu o controle do veículo na saída de uma curva para a esquerda. A carreta invadiu a contramão e bateu de frente com um Uno, que foi esmagado contra um barranco. O motorista do carro, Ramon Marinho da Silva, de 45 anos, morreu no local. Militares do Corpo de Bombeiros retiraram das ferragens Aroldo Rodrigues Maia, que sofreu ferimentos leves.
Na batida, o veículo tanque, carregado com 24 toneladas de amônia, tombou e teve início o vazamento do produto químico, que é tóxico, numa das válvulas. A amônia, em contato com o ar, se transforma em gás, que, se inalado, causa asfixia e provoca irritação na pele. Técnicos da empresa transportadora e militares dos Bombeiros acompanharam durante todo o dia de ontem a pressão do carregamento químico, mas decidiram fazer o transbordo para outra carreta somente à noite, já que o manuseio do produto em condições de calor oferece risco de explosão. Houve isolamento de uma área de 300 metros nos dois sentidos da estrada, a partir do ponto do acidente.

FONTE: Luisa Brasil - Estado de Minas

BR 381 VOLTA A SER INTERDITADA

16h45 - Pista continua interditada na BR 381 km 434 para procedimento de retirada da carreta de amônia sem previsão para liberação


FONTE:  Twitter PRF - MG.

PISTA LIBERADA


Trânsito continua intenso na BR 381, próximo ao km 434 em Caeté nos dois sentidos, devido ao fluxo de veículos.

Fonte: Twitter PRF

BR-381 TOMBAMENTO DE CARRETA DE AMÔNIA, INTERDIÇÃO DA RODOVIA ATÉ SEGUNDA FEIRA PELA MANHÃ

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou neste domingo (1) pelo Twitter que prevê a liberação da BR-381 às 7h desta segunda-feira (2). A rodovia está interditada desde as 18h deste sábado, depois do tombamento de uma carreta com amônia no km 434.
A estrada é a principal ligação entre Belo Horizonte e o Espírito Santo. No trecho onde ocorreu o acidente, na região de Caeté, MG, as rodovias BR-381 e BR-262 se convergem.
A carreta transportava 24 toneladas de amônia em gás, produto químico muito tóxico. O tombamento interditou um trecho de dois quilômetros. A PRF fechou um quilômetro para cada sentido da rodovia para evitar contaminação pelo ar. O trecho está muito congestionado neste domingo que antecede a volta das férias escolares.
O acidente
A carreta tombou depois de bater em um carro. O carona do carro morreu na hora. Ramon Marinho da Silva, 45 anos, era pai de três filhas. Ele será sepultado às 9h30 no Cemitério Jardim da Saudade, em Timóteo, no Vale do Aço, onde morava. Silva ia de Belo Horizonte para Timóteo de carona com um amigo, depois de fazer um curso. O motorista quebrou a perna, mas não corre risco de morrer. O condutor da carreta não se feriu.
Retirada da amônia
De acordo com a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), a empresa que fazia o transporte da amônia tinha licença para o serviço.
Como não existe uma empresa de reserva para recolhimento de produto tóxico e inflamável, como a amônia, a chegada de um veículo capacitado para o que eles chamam de transbordo demorou. O caminhão que retirará a substância chegou ao local do acidente no início da tarde deste domingo. A operação é delicada e deve ser feita em várias etapas. Os operadores que trabalham no local devem usar uma roupa especial para evitar a intoxicação.
Opções para os motoristas
A polícia informa que existem dois desvios. Um deles é usar a estrada que liga Sabará a Caeté, que é estreita e perigosa. Esse desvio aumenta a viagem em cerca de 40 km. A outra opção é passar por Mariana e Ouro Preto, trecho que aumenta a viagem em 100 km. 
Fonte:

domingo, 1 de agosto de 2010

TARGET FECHA CONTRATO DE R$ 140 MILHÕES COM A PETROBRÁS

A Target Brasil fechou contrato para gerenciamento preventivo de acidentes em transporte de produtos perigosos com Petrobras Distribuidora (BR). O acordo de R$ 140 milhões nos próximos cinco anos, que entra em vigor no dia 1º de agosto, prevê todo o gerenciamento de risco do transporte da empresa via terrestre, fluvial e base marítima, envolvendo a gestão de cerca de 250 transportadoras cadastradas na BR, responsáveis pelos transportes nas operações da companhia. A parceria Target e Petrobrás se iniciou em 2005, quando a empresa ficou responsável pelo gerenciamento de transporte de risco na Petrobras Energia S.A., na Argentina, resultando em zero acidente fatal nos últimos cinco anos, tornando a empresa benchmarking mundial para o setor. Segundo dados do IPEA/Denatran os custos diretos dos acidentes em estradas federais superam os valores de R$ 6.5 bilhões anuais.
Dados da Comissão Econômica das Nações Unidas para América Latina e Caribe (CEPAL) mostram que as perdas financeiras com acidentes, em países em desenvolvimento, podem chegar entre 1,5% e 4% do PIB, sem contar dos danos ambientais. "Hoje a BR distribuidora tem 42% do mercado de combustível do Brasil, o que justifica a preocupação da empresa em gerenciar esse risco. Com o contrato, nossa meta é reduzir os índices de acidentes atuais em 50% até o final do próximo ano", revela Javier Maciel, presidente da Target Brasil S.A.
Outro resultado da empresa foi no projeto piloto realizado em 2009, no terminal da Petrobrás TEBET, em Betim, chamado Projeto CIAM - Centro Integrado de Apoio ao Motorista - foram registrados zero acidentes no período de seis meses e nenhuma viagem foi iniciada com condições de transporte inadequadas. Os resultados alcançados mostram que a estratégia da Target Brasil de atuar nas causas do problema, integrando informação, está correta.
FONTE:
http://www.investimentosenoticias.com.br/ultimas-noticias/tempo-real/target-fecha-contrato-de-rs-140-milhoes-com-a-petrobras.html
(Redação - Agência IN)