PALESTRA PUCPR

PALESTRA PUCPR

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Após quase oito horas interditada, BR-277 é parcialmente liberada

Parte da carga de toluol, um produto químico inflamável, caiu na pista, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal

A BR-277 foi parcialmente liberada às 17h desta terça-feira (27), após quase oito horas totalmente interditada (nos dois sentidos) em Nova Laranjeiras, no Oeste do Paraná. A situação foi provocada por causa do vazamento de um produto químico na rodovia. Um caminhão tombou depois de colidir em outro veículo, no quilômetro 485, pela manhã. Parte da carga de toluol caiu na pista, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal.

O órgão informou que o produto é inflamável. Segundo a PRF, o toluol pode causar a morte de uma pessoa se for inalado, ingerido ou se for absorvido pela pele. Por volta das 16h, uma empresa especializada no tratamento do produto chegou ao local para realizar a remoção.

O acidente ocorreu por volta das 8 horas e a rodovia foi parcialmente interditada. Os produtos continuaram a vazar e a PRF decidiu interditar completamente a BR-277 às 9h40. Veículos leves começaram a utilizar uma das pistas às 17h no sitema pare e siga. Não há previsão para a liberação total da pista. A PRF informou que, dependendo do andamento dos trabalhos, a rodovia pode ser liberada só nesta quarta-feira.

Havia congestionamento nos dois sentidos da rodovia, mas a PRF não soube informar a extensão.

O motorista do caminhão que tombou teve ferimentos leves.

Desvio

O motorista que segue de Curitiba para Cascavel deve pegar o desvio no quilômetro 476 da BR-277. Ele irá seguir pelo trevo Três Barras/Quedas do Iguaçu e depois irá voltar para a BR-277, segundo a PRF.

Quem retorna de Cascavel para Curitiba também terá de alterar a rota. O desvio deve ser acessado no quilômetro 549 da BR-277. O motorista deve entrar no trevo de Catanduvas, passará por Quedas do Iguaçu e Três Barras e voltará para a rodovia.

Segundo a PRF, a viagem aumenta em aproximadamente 70 quilômetros com o desvio – tanto no sentido Curitiba como no sentido Cascavel.

BR-277 é totalmente interditada por vazamento de produtos químicos


Parte da carga de toluol e de um outro solvente (ainda não identificado) caiu na pista, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal

A BR-277 está totalmente interditada (nos dois sentidos) em Nova Laranjeiras, no Oeste do Paraná, por causa do vazamento de dois produtos químicos na rodovia. Um caminhão tombou na rodovia depois de colidir em outro veículo, no quilômetro 485, na manhã desta terça-feira (27). Parte da carga de toluol e de um outro solvente (ainda não identificado) caiu na pista, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal.

O órgão informou que os produtos são inflamáveis. Segundo a PRF, o toluol pode causar a morte de uma pessoa se for inalado, ingerido ou se for absorvido pela pele.

O acidente ocorreu por volta das 8 horas e a rodovia foi parcialmente interditada. Os produtos continuaram a vazar e a PRF decidiu interditar completamente a BR-277 às 9h40.

Havia congestionamento nos dois sentidos da rodovia, por volta das 11 horas, mas a PRF não soube informar a extensão.

O motorista do caminhão que tombou teve ferimentos leves.

Desvio

O motorista que segue de Curitiba para Cascavel deve pegar o desvio no quilômetro 476 da BR-277. Ele irá seguir pelo trevo Três Barras/Quedas do Iguaçu e depois irá voltar para a BR-277, segundo a PRF.

Quem retorna de Cascavel para Curitiba também terá de alterar a rota. O desvio deve ser acessado no quilômetro 549 da BR-277. O motorista deve entrar no trevo de Catanduvas, passará por Quedas do Iguaçu e Três Barras e voltará para a rodovia.

Segundo a PRF, a viagem aumenta em aproximadamente 70 quilômetros com o desvio – tanto no sentido Curitiba como no sentido Cascavel.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Curso de Fiscalização do Transporte de Produtos Perigosos e Fiscalização Rodoviária do Transporte de Produtos Perigosos.

Fonte:http://www.bombeiroscascavel.com.br






A 11ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil realizou o primeiro Curso de Fiscalização do Transporte de Produtos Perigosos na região em parceria com o SEST/SENAT.

O curso aconteceu no dia 20 de setembro de 2011 e teve a participação dos seguintes órgãos: Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, DEPATRAN (Departamento de Trânsito de Pato Branco), SEST/SENAT, IAP, Polícia Militar (3º BPM), DER, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Mato Grosso do Sul, Bombeiros Comunitários de Chopinzinho, Bombeiros Comunitários de Clevelândia, Bombeiros Comunitários de Itapejara d’Oeste, Rotary Club, DETRAN, DNIT e Bombeiros Militares do 2º SGBI, somando ao todo cerca de 170 participantes.



O curso foi ministrado por instrutores do SEST/SENAT e teve o objetivo de integrar os órgãos responsáveis pela fiscalização onde os participantes aprenderam a identificar e lidar com produtos dessa natureza que estejam sendo transportados em rodovias ou vias públicas do Estado, e ainda repassar quais as legislações que regulam o transporte rodoviário de Produtos Perigosos no Brasil.

Como parte prática do curso, foi realizada na manhã do dia 21 de setembro de 2011, uma fiscalização envolvendo todos os órgãos presentes no curso. Participaram da fiscalização 120 pessoas, representando os seguintes órgãos:
- 06 agentes da PRF;
- 08 policiais do BPRV;
- 18 agentes do DEPATRAN;
- 04 integrantes do SEST/SENAT;
- 15 agentes do IAP;
- 11 policiais do 3º BPM;
- 06 agentes do DER;
- 04 integrantes da CEDEC/MS;
- 09 Agentes de Defesa Civil;
- 02 representantes do Rotary Club;
- 32 Bombeiros Militares do 2º SGBI;
- 01 funcionário do Detran;
- 04 agentes do DNIT.

A fiscalização aconteceu no entroncamento das rodovias BR 158 e PR 280, no período das 09h00min às 11h00min e teve como saldo 15 veículos que transportavam Produtos Perigosos fiscalizados, sendo que 10 estavam em conformidade com a legislação pertinente e 05 foram notificados por motivos diversos.


Responsáveis pela informação e divulgação:
Cap. QOBM Alecsander Aparecido Dornelas
B/8 do 2º SGBI
Asp. Of. BM Cleviz Jose Ribas
Oficial de Comunicação Social do 2º SGBI

Responsável pela postagem:
2ºTen. QOBM Rafaela Tassi Montagner
Oficial de Comunicação Social do 4ºGB

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

SIGA @MARCOSFORMAIO

Faltam quartéis de bombeiros em muitas cidades brasileiras


São lugares onde não existem quartéis do Corpo de Bombeiros. Eles fazem muita falta em milhares de cidades pelo país.

Imagem: Reprodução TV Globo
























Incêndios, acidentes ou situações de emergência – milhares de cidades brasileiras têm de esperar o socorro vir de longe. São lugares onde não existem quartéis do Corpo de Bombeiros. Eles fazem muita falta. Ninguém quer chamá-los, mas também ninguém quer morar num lugar onde eles não estejam por perto. Quem precisou dos bombeiros e teve de aguardar a chegada da ajuda sabe bem o drama que isso representa.
O Maranhão tem um bombeiro para cada cinco mil habitantes, quando a ONU recomenda um para cada mil pessoas. Eles estão em apenas três dos 217 municípios. Também falta equipamento.
“É normal. É aquela história: a viatura é muito cara. Custa em torno de R$ 600 mil e uma ambulância, R$ 200 mil. Então, fica difícil um investimento como esse. Você sabe que nós estamos em um estado pobre”, afirmou o tenente-coronel Marcos Veras, do Corpo de Bombeiros do Maranhão.
Em vários estados a situação é parecida. Em Minas Gerais, 801 municípios estão sem grupamento de bombeiros; no Paraná, 349; em Goiás, são 215; e em São Paulo, 506 cidades sem batalhões. Mais da metade dos moradores que formam a região metropolitana de São Paulo não tem Corpo de Bombeiros. Carapicuíba, com 400 mil habitantes, é um deles.
A ajudante de produção Samária da Silva precisou, mas a ajuda chegou tarde demais. A casa onde morava foi consumida pelo fogo. “Se os bombeiros viessem, eles tinham ajudado a gente a salvar muitas coisas”, comentou.
Em outro incêndio, os bombeiros demoraram tanto para chegar que os vizinhos é que socorreram. Eles subiram em uma construção e usaram a água da caixa d’água para apagar o fogo.
Na cidade de Taboão da Serra, também na Grande São Paulo, quatro pessoas morreram em outro incêndio. A cabeleireira Ivone da Silva e a filha conseguiram ser resgatadas – pelos vizinhos. Os bombeiros vieram da vizinha Itapecerica.
“[Os vizinhos] enfrentaram lá os policiais, que não deixavam ninguém se aproximar da casa. Disseram que se alguém chegasse na casa, as pessoas iriam morrer também”, comentou a cabeleireira Ivone da Silva.
Em nota, o Corpo de Bombeiros de São Paulo disse que tem unidades instaladas em cidades onde moram 33 milhões de pessoas, o que corresponde a 80% da população do estado, e que o tempo para atender a chamadas onde faltam batalhões é de 11 minutos e 25 segundos.
No estado de São Paulo, por lei, a tarefa de construir novas sedes para os bombeiros é dos municípios. “É dever e responsabilidade do estado fornecer pessoal e uniformes, e ao município responsabilidade como compras de combustíveis e instalação do Corpo de Bombeiros”, afirma Karina Kufa, representante da Comissão de Direito Administrativo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP).
Os bombeiros de São Paulo levam, em média, 11 minutos para chegar até o local de uma ocorrência. Mas às vezes leva bem mais, principalmente por causa do trânsito na região metropolitana. Para quem precisa de socorro, isso é literalmente o tempo de uma vida.
Fonte: G1.com.br

domingo, 18 de setembro de 2011

Plano de Auxílio Mutuo de Cubatão Auxilia no resgate as Vítimas de um dos maiores engavetamentos da História no Brasil

Caminhão que transportava produtos químicos perdeu o controle, invadiu a pista contrária e provocou o acidente (Foto: Carolina Iskandarian/ G1)
(Foto: Carolina Iskandarian/G1)
Equipamento especial
Após o acidente, foi acionado o Plano de Auxílio Mútuo (PAM), de um pool de indústrias de Cubatão, para ajudar nos trabalhos de resgate e liberação da pista da rodovia dos Imigrantes.
Os funcionários levaram um equipamento especial para corte e alargamento de ferragens e um gerador com um farol de quatro lâmpadas de 1000 watts cada uma, para auxiliar nos trabalhos de remoção dos veículos, caso a ocorrência avance pela noite.
Com 27 anos de experiência em resgates, o coordenador do PAM em Cubatão, Orlando Carvalho, da Petrobras, disse que nunca viu um acidente como esse. "Nessas proporções, envolvendo tantos veículos, é a primeira vez", afirmou.
Imigrantes (Foto: Arte/G1)






Três equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santos foram acionadas para ajudar no atendimento às vítimas. Segundo a Prefeitura da cidade, 27 pessoas foram atendidas pelas equipes. Alguns feridos devem ser encaminhados também para a Santa Casa de Santos.
Houve explosões no local do engavetamento. De acordo com a Ecovias, o sentido litoral da Rodovia dos Imigrantes também foi interditado na altura do km 40, onde há a interligação com a Via Anchieta, para facilitar o trabalho de resgate. Os veículos eram parados no km 32, no pedágio, e seguiam em comboio até a interligação.
A recomendação para quem subia ou descia a serra entre São Paulo e a Baixada Santista era seguir apenas pela Via Anchieta. A Policia Militar recomendava aos motoristas utilizar as rodovias Ayrton Senna e Mogi-Bertioga para seguir para o Litoral Norte.
Todos os carros de resgate usavam o acostamento no sentido litoral para chegar ao local do acidente.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) foi acionada pelos bombeiros por volta das 13h30 devido ao vazamento de produto químico do caminhão. Técnicos foram enviados ao local e isolaram a área.
Todas as equipes da Polícia Rodoviária das bases da região e da Ecovias seguiram para o local do acidente. Havia muita neblina no trecho, o que dificultava o trabalho do resgate - segundo a Ecovias, a visibilidade era inferior a 30 metros.
Fonte: G1.com.br

domingo, 11 de setembro de 2011

PRODUTOS QUÍMICOS PERIGOSOS: Circulação de carga perigosa agora tem horário para passar pela cidade de São Paulo

PRODUTOS QUÍMICOS PERIGOSOS: Circulação de carga perigosa agora tem horário para passar pela cidade de São Paulo

Veja portaria na integra

Depto. de Operação do Sistema Viário DOM terça-feira, 2 de agosto de 2011 PORTARIA 069/2011-DSV.GAB, de 1º de agosto de 2011. O DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE OPERAÇÃO DO SISTEMA VIÁRIO – DSV, no uso de suas atribuições legais, CONSIDERANDO o disposto no Decreto n.º 50.446, de 20 de fevereiro de 2009, que regulamenta o transporte de produtos perigosos por veículos nas vias públicas do Município de São Paulo; CONSIDERANDO que cabe ao Departamento de Operação do Sistema Viário – DSV estabelecer as condições e restrições à circulação, estacionamento, parada, carga e descarga de veículos que transportam produtos perigosos nas vias do Município de São Paulo; CONSIDERANDO os estudos técnicos realizados pelo Grupo de Trabalho relativo ao Transporte de Produtos Perigosos – GTPP-DSV. RESOLVE: Art. 1º Fica proibida a circulação de veículos que transportam produtos perigosos, de segundas às sextas – feiras, exceto feriados, no período das 5h00 às 10h00 e das 16h00 às 21h00, nas seguintes situações: I – no minianel viário, composto pelas vias relacionadas no Anexo Único desta Portaria; e II- na área do centro expandido, delimitada pelo minianel viário (exclusive). Parágrafo único – Ficam excetuados da proibição referida no inciso II, os veículos que transportam produtos perigosos de consumo local, relacionados no Anexo II da Portaria nº 070/2010-DSV-GAB*, de 14 de julho de 2010. *ANEXO II da Portaria nº 70/2010–DSV-GAB. GRUPO DE PRODUTOS DE CONSUMO LOCAL Combustíveis Automotivos: N° ONU PRODUTO 1170 ETANOL (ALCOOL ETÍLICO) ou SOLUÇÃO DE ETANOL (SOLUÇÃO DE ÁLCOOL ETÍLICO) 1202 GASÓLEO ou ÓLEO DIESEL, ou ÓLEO PARA AQUECIMENTO, LEVE 1203 COMBUSTIVEL AUTO MOTOR, OU GASOLINA 1971 METANO, COMPRIMIDO, ou GÁS NATURAL COMPRIMIDO, COM ELEVADO TEOR DE METANO. Gás Engarrafado: N° ONU PRODUTO 1075 GÁS(ES) DE PETRÓLEO, LIQUEFEITO(S) ou GAS(ES) LIQUEFEITO(S) DE PETRÓLEO ou GLP Gases do Ar N° ONU PRODUTO 1002 AR COMPRIMIDO 1003 AR, LÍQUIDO REFRIGERADO 1006 ARGÔNIO, COMPRIMIDO 1066 NITROGÊNIO, COMPRIMIDO 1072 OXIGÊNIO, COMPRIMIDO 1073 OXIGÊNIO, LÍQUIDO REFRIGERADO 1951 ARGÔNIO, LÍQUIDO REFRIGERADO 1977 NITROGÊNIO, LÍQUIDO REFRIGERADO Art. 2° Os casos de emergência deverão ser comunicados ao órgão de trânsito, através da Central de Operações da CET(telefone 1188). Parágrafo único – Entende-se por emergência, para efeitos desta Portaria, aquela que decorre de caso fortuito ou força maior, em que há necessidade de atendimento imediato, com o fim de salvaguardar a segurança da população. Art. 3° Deverão ser respeitadas as demais disposições legais vigentes e outras normas estabelecidas pela sinalização local. Art. 4° Esta Portaria entra em vigor 30 (trinta) dias da data da sua publicação. ANEXO ÚNICO DA PORTARIA Nº 069/2011- DSV-GAB. VIAS QUE COMPÕEM O MINIANEL VIÁRIO · Marginal Tietê/Sentido Rodovia Presidente Castelo Branco/ Rodovia Ayrton Senna, via expressa e central. · Avenida Embaixador Macedo Soares, entre Ponte dos Remédios e Ponte da Freguesia do Ó. · Avenida Presidente Castelo Branco, entre Ponte da Freguesia do Ó e Ponte Presidente Jânio Quadros. · Avenida Condessa Elizabeth de Robiano, entre Ponte Presidente Jânio Quadros (antiga Ponte Vila Maria) e Ponte do Tatuapé. · Marginal Tietê/Sentido Rodovia Ayrton Senna/Rodovia Presidente Castelo Branco, via expressa e central Avenida Morvan Dias de Figueiredo, entre Ponte do Tatuapé e Ponte das Bandeiras. · Avenida Assis Chateaubriand, entre Ponte das Bandeiras e Ponte da Casa Verde. · Avenida Otaviano Alves de Lima, entre Ponte da Casa Verde e Ponte Atílio Fontana. · Avenida Marginal Direita do Tietê, entre Ponte Atílio Fontana e Ponte dos Remédios. · Trevo de 32 (“Cebolão”), entre Ponte dos Remédios e Rua André Beauneveu. · Marginal Pinheiros/Sentido Rodovia Presidente Castelo Branco/Interlagos, via expressa · Avenida da Marginal Esquerda do Rio Pinheiros, Via Expressa saída da Rodovia Castelo Branco, entre saída do Trevo de 32 (“Cebolão”) e Avenida Engenheiro Billings. · Rua André Beauneveu, entre saída do Trevo 32 (“Cebolão”) e Avenida Engenheiro Billings, Via Expressa. · Avenida Engenheiro Billings, Via Expressa e Local, entre Avenida André Beauneveu e Ponte da Cidade Universitária. · Avenida Magalhães de Castro, Via Local, entre Ponte Cidade Universitária e Ponte Eusébio Matoso. · Rua São Bonifácio, entre Praça Deputado Afrânio de Oliveira e Ponte Eng. Ary Torres · Avenida Marginal do Rio Pinheiros, Via Expressa, entre Ponte Cidade Universitária e Ponte Engenheiro Ary Torres. · Marginal Pinheiros/Sentido Interlagos/Rodovia Presidente Castelo Branco. · Avenida das Nações Unidas, entre Viaduto República da Armênia e Ponte dos Remédios. · Rua Hungria, Via Local, entre Ponte Engenheiro Roberto R. Zuccolo (antiga Ponte Cidade Jardim) e Rua Manduri. · Rua General Furtado Nascimento, Via Local, entre Rua Miralta e Avenida Arruda Botelho. · Ponte Engenheiro Ary Torres. · Avenida dos Bandeirantes. · Avenida dos Bandeirantes, sentido Marginal/Jabaquara, entre Ponte Engenheiro Ary Torres e Viaduto Jabaquara. · Avenida dos Bandeirantes, sentido Jabaquara/Marginal, entre Viaduto Jabaquara e Viaduto República da Armênia(inclusive). · Avenida Affonso D`Escragnolle Taunay, entre Viaduto Jabaquara e Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro. · Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro. · Complexo Viário Maria Maluf, entre Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro e Avenida Presidente Tancredo Neves. · Avenida Presidente Tancredo Neves, entre Complexo Viário Maria Maluf e Praça Altemar Dutra. · Praça Altemar Dutra. · Avenida das Juntas Provisórias, entre Praça Altemar Dutra e Praça Ari da Rocha. · Praça Ari da Rocha. · Viaduto Grande São Paulo. · Avenida Professor Luiz Inácio Anhaia Melo, entre Viaduto Grande São Paulo e Praça Maria da Penha Nascimento Silva. · Praça Maria da Penha Nascimento Silva. · Avenida Salim Farah Maluf, entre Praça Maria da Penha Nascimento Silva e Ponte Tatuapé. · Ponte Tatuapé.

domingo, 4 de setembro de 2011

Circulação de carga perigosa agora tem horário para passar pela cidade de São Paulo

Entrou em vigor nesta sexta-feira (2) a lei que proíbe o transporte de produtos perigosos nos horários de pico na capital. Veículos que transportam materiais desse tipo não poderão circular na cidade das 5h às 10h, e das 16h àVicent SobrinhoCargas perigosas não poderão circular das 5h às 10h, e das 16h às 21h, de segunda a sexta-feira – exceto feriados.s 21h, de segunda a sexta-feira – exceto feriados – no minianel viário e na região do Centro Expandido, o mesmo que delimita o rodízio municipal.

A medida do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) visa maior segurança aos moradores, diminuição do impacto de acidentes e do fluxo de veículos em algumas das principais vias, como as marginais Tietê e Pinheiros, e as avenidas dos Bandeirantes, Salim Farah Maluf e Professor Luiz Inácio de Anhaia Melo.

A cidade de São Paulo registra, em média, 14 acidentes envolvendo veículos que transportam produtos perigosos todo ano. O DSV é responsável por definir as condições de transporte, restrições à circulação, estacionamento, parada, e carga e descarga desses veículos. Atualmente, há 178 agentes credenciados para a fiscalização de produtos perigosos, sendo que destes 52 são da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e 126 policiais militares.

A fiscalização é realizada através de uma parceria DSV/CET e Polícia Militar. Alguns dos itens verificados são a documentação do condutor e do carro, presença dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), condições gerais do veículo, documentação fiscal e compatibilidade dos produtos transportados com o Certificado de Inspeção para Produtos Perigosos (CIPP). As placas de sinalização vertical da área de restrição, que já estão instaladas, terão os horários alterados para proibir a circulação nos momentos de pico. 

A regra não será aplicada para veículos que transportam produtos perigosos de uso local, como combustível automotivo, gás engarrafado e gases do ar (como ar comprimido e oxigênio). A mudança na portaria de 1º de agosto de 2011 visa liberar a circulação de produtos classe 7, como materiais radioativos, para uso exclusivo na medicina nuclear, no centro expandido.

Fonte: http://www.cadernosp.com.br