PALESTRA PUCPR

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sexta-feira, 23 de março de 2012

PRODUTOS QUÍMICOS PERIGOSOS: Agora é Lei Resolução 370 do Contran uso obrigatório de adesivo refletivo com identificação da placa e origem nos caminhões

PRODUTOS QUÍMICOS PERIGOSOS: Agora é Lei Resolução 370 do Contran uso obrigatório de adesivo refletivo com identificação da placa e origem nos caminhões

Clique aqui e veja na integra as novas alterações com a Deliberação 110 e 387/2011

quinta-feira, 22 de março de 2012

Caminhoneiro embriagado derrama combustível na BR-277 e resiste à prisão


O caminhoneiro seguia de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, rumo à Cascavel com um bi-trem carregado de combustível. Na altura do km 145 da BR-277, o último reboque desatrelou e bateu contra o barranco, espalhando a carga inflamável na pista por volta das 1h da madrugada desta quinta-feira (22).

O motorista, que estava alcoolizado, fugiu levando o restante da carga, mas foi preso por agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) 12 km à frente.

Interdição

A rodovia permanece completamente interditada para a limpeza da pista. A empresa América Latina Petróleo, responsável pelo caminhão e pela carga, enviou funcionários ao local para a retirada do combustível derramado. Não há previsão para a liberação. Os motoristas estão desviando por Ponta Grossa ou pela Colônia Witmarsum, no município de Palmeira. Não há congestionamento.

Resistência

O motorista bêbado deu trabalho para os policiais. “Além de provocar o acidente, ele tentou fugir e mesmo quando foi abordado, agrediu os policiais. Foi preso por dirigir sob influência de álcool e por resistência a prisão”, disse o agente Blanco da PRF à Banda B.

O teste do bafômetro apontou que o caminhoneiro estava com 0,40 g/l d (decigramas de álcool por litro de sangue), valor acima do permitido pela legislação de trânsito. Ele foi encaminhado para ser autuado pela Polícia Civil. 

Fonte: http://bandab.pron.com.br  - Jadson andrade


terça-feira, 13 de março de 2012

A importância da avaliação psicológica para motoristas



Nas décadas de 1940 e 1950 entrou em vigor no Brasil a exigência da Avaliação Psicológica para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. As autoridades buscaram desenvolver e implementar medidas preventivas, dentre elas a seleção médica e psicotécnica. Em 1998, com a criação do Novo Código de Trânsito o processo passou a ser denominado Avaliação Psicológica Pericial de Motoristas.

A Avaliação Psicológica é um processo científico, uma área com atuação profissional que utiliza testes e técnicas com objetivo de diagnosticar, compreender, avaliar a ocorrência ou prevalência de determinadas condutas envolvidas na atividade de conduzir veículos.

Dirigir um veículo automotivo é uma atividade complexa, que requer integridade do estado mental. Várias são as funções psíquicas necessárias para dirigir, desde a capacidade de atenção e concentração até a coordenação e a rapidez psicomotora, incluindo reflexos adequados boa capacidade de decisão, entre outros.

Os condutores de veículos de transporte de cargas possuem um papel importante no processo de aumento da produtividade do setor de transportes, uma vez que são eles, em última instância, os responsáveis pelo transporte das cargas com segurança e de forma econômica, além de serem o cartão de visita da empresa para a qual trabalham.

Portanto neste contexto é importante enfatizar que, para promover segurança para o condutor e para os outros usuários do trânsito, atuar na prevenção de acidentes, contratar motoristas sem que haja uma avaliação mais criteriosa e técnica pode significar riscos financeiros e um risco mais grave: o de engrossar a triste realidade das estatísticas nacionais no que diz respeito aos acidentes de trânsito. Este, sem dúvida é o pior deles, levando-se em consideração o fato de que neste caso, o tema em questão é a vida humana.

Fonte:http://setcepar.com.br - Sindicato dos Transportadores de Cargas do Paraná

Após paralisação em SP, caminhoneiros querem fazer ato nacional

Sindicatos e associações que representam os transportadores autônomos no país planejam fazer um protesto nacional, como o que ocorreu em São Paulo semana passada e que provocou desabastecimento de combustíveis em vários postos da cidade. Por meio de nota, o presidente do Sindicam-SP (Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens do Estado de São Paulo), Norival Almeida Silva, informou que 23 entidades de caminhoneiros estão preparando o protesto contra, segundo ele, "as restrições exageradas e outros desmandos que afetam o transportador autônomo nas grandes cidades".

Para Silva, a estratégia dos caminhoneiros de São Paulo deu certo. "Nossa estratégia foi parar, principalmente, o segmento de transporte de combustível durante três dias. Assim, o desabastecimento do produto viria de imediato, chamando a atenção do município de São Paulo, além de alertar as autoridades das demais cidades que estão adotando a restrição desmedida a caminhões, como a região do ABCD [Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano e Diadema, na região metropolitana de São Paulo] e Osasco".

A paralisação dos caminhoneiros paulistas começou na segunda-feira (5), como protesto à proibição imposta pela prefeitura ao tráfego de veículos pesados na marginal Tietê e em outras vias importantes da cidade nos horários de pico. Na noite de terça-feira (6), a Justiça de São Paulo concedeu liminar determinando a retomada da entrega de gasolina, etanol e óleo diesel aos postos, com multa diária de R$ 1 milhão aos sindicatos, caso a ordem não fosse cumprida. No dia 7, o transporte de combustíveis foi retomado.

Fonte: Agência Brasil