PALESTRA PUCPR

PALESTRA PUCPR

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Carro roubado com equipamento radioativo ainda não foi encontrado



Fonte radioativa que estava dentro do carro roubado na noite de sábado, na Dutra
Foto: Divulgação

RIO - Passadas mais de 30 horas do roubo de um carro carregado com equipamento com produto radioativo, os responsáveis pela Arcteste Serviços de Inspeção e Manutenção Industrial, empresa especializada em solda industrial, continuam apreensivos, aguardando notícias do veículo. Segundo o representante administrativo da empresa, Silas Vieira, eles estão mantendo uma equipe de plantão para a necessidade de resgate do equipamento.

- Como manda o protocolo,o resgate do equipamento tem que ser feito por no mínimo dois funcionários com curso de manuseio de cargas perigosas, que vão usar equipamentos de proteção - explicou ele, que acrescentou ainda: - Um dos equipamentos de segurança é um (contador) geiger, que mede o nível de radiação no local, além de um detector que emite um bipe sonoro no caso de vazamento de radiação - completou Silas, acrescentando que é a primeira vez que a empresa tem um equipamento deste tipo roubado.

O delegado titular da 59ª DP (Caxias), Cláudio Vieira, afirmou que estão sendo feitas diligências na região em busca do veículo. Ele afirmou, no entanto, que o fato de o carro não ter GPS dificulta muito o trabalho de localização da polícia.

O carro, que está identificado com adesivos da empresa, foi roubado na noite de sábado, na Via Dutra, altura da Pavuna, por quatro bandidos armados que fugiram em direção à Avenida Brasil. O veículo, um Renault Logan prata, com placa ENX 3304, de Paulínia (SP), trazia no porta-malas um irradiador com Selênio 75, usado para fazer raio-x de soldas. A empresa pede que qualquer pessoa que encontre o equipamento ligue imediatamente para 3654-6473.

Fonte:http://oglobo.globo.com
Foto:http://oglobo.globo.com

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Bombeiros Voluntários de Indaial realizam Simulado de SCI com Produtos Perigosos

sci-pp01
Os Bombeiros Voluntários de Indaial realizaram no último sábado, dia 31/03/2012, o II Simulado de Sistema de Comando de Incidentes(SCI) com ênfase em produtos perigosos. O simulado contou com a participação de Bombeiros Voluntários das regiões: Vale do Itajai, Sul, Nordeste e Meio Oeste de Santa Catarina que iniciaram as atividades com um ciclo de palestras nas dependências da Associação Comercial (ACIDI) onde foram apresentados estudos de casos de ocorrências com derrame de produtos químicos e ainda, na mesma tarde, foi feita a revisão conceitual do SCI chamado no Brasil também de SCO, mas que dentro das entidades que compõe a Organização de Bombeiros Americanos é denominado SCI. O Instituto Federal Catarinense – IFC sempre presente, através do Engenheiro e Professor Marcos Heinig, proferiu palestra sobre Zonas de Controle e de Proteção em Sinistros com Produtos Perigosos. Foram entregues os certificados aos participantes do Curso de Capacitação em Primeira Resposta a Sinistros com Produtos Perigosos ocorrido no periodo de 22/02 a 02/03/2012 e na oportunidade, foram entregues as Corporações presentes, manuais da ABIQUIM versão 2011 cedidas gratuitamente pela Pro Química. O II Simulado ABVESC teve como objetivo debater a aplicação dos procedimentos de segurança publica, para a equipe bombeiris, para as vitimas, preservação de propriedade e do ambiente, análise de riscos, legislação aplicada, equipamentos de proteção individual e respiratória, ( EPIs e EPRs), inclusive roupas nível A,B,C. Foi simulado um acidente na Alameda Beira Rio a partir de 19h02 min., na cena um caminhão cujos tambores com produtos quimícos, cairam e vazaram na via pública contaminando o ambiente e 04 vítimas. Foram envolvidos veiculos e equipamentos dos Bombeiros Voluntários de Indaial e também ambulâncias dos Bombeiros Voluntários de Ascurra e do SAMU, que simularam o socorro. A seguir toda a equipe retornou as instalações para debater sobre o exercicio. ” Na atividade de Bombeiro é necessário a capacitação contínua e este treinamento nos permite identificar onde podemos aprimorar os procedimentos com vistas a agir com maior proficiência” – afirmou o Comandante Evandro Vinotti cuja equipe tratou o exercício com todo empenho e esmero, a qual nossa gratidão e respeito. O III Simulado deverá acontecer em julho em Joinville. Fotos BV Muriel Rosa.

Fonte: http://www.abvesc.com.br