PALESTRA PUCPR

PALESTRA PUCPR

terça-feira, 27 de abril de 2010

Acidentes no Transporte de Produtos Perigosos gera preocupação constante do Setor Especializado

Fonte: NTC Logística
Foto: Marcos Formaio

A expansão da Indústria Química está aumentando consideravelmente a movimentação de Produtos Perigosos em todo o Brasil. Diariamente, circulam no Brasil centenas de caminhões transportando ácidos, produtos inflamáveis, radioativos, explosivos. Alguns são cancerígenos, outros podem provocar lesões que vão desde a simples irritação da pele até deformações físicas. A grande maioria dos produtos perigosos é transportada por rodovias, que freqüentemente se encontram em mau estado.
Este fato associado a fatores tais como: condições das vias, manutenção dos veículos, tipos de embalagens, capacitação do pessoal envolvido etc. tornam essa atividade potencialmente geradora de acidentes ambientais.
Os acidentes com produtos perigosos podem ocorrer em qualquer fase: na produção, no transporte, na estocagem e na utilização final do produto. O principal risco concentra-se no transporte dos produtos perigosos, por expor a carga a situações que escapam ao controle de todos os envolvidos neste tipo de atividade. De modo a minimizar os acidentes envolvendo Produtos Perigosos e tornar a modalidade de transporte rodoviário mais segura, é que a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística está divulgando

2 comentários:

  1. Veja a empresa SOS HAZMAT, esta e totalmente brasileira e com valores realmente conpativel,se fazendo a diferença do mercado.
    www.soshazmat.com.br

    ResponderExcluir
  2. Leia "O Salto do Dourado" que relata um acidente envolvendo uma carreta transportando uma perigosa carga de ácido sulfúrico; a carga corrosiva e tóxica vaza totalmente no leito de um pequeno afluente do Rio São Francisco e aqueles homens tinahm apenas 5 horas para impedir a contaminação do Velho Chico ...

    ResponderExcluir