PALESTRA PUCPR

PALESTRA PUCPR

domingo, 27 de junho de 2010

PLANO DE AUXILIO MÚTUO DE ARAUCÁRIA REALIZA SIMULADO NA PREVENSUL 2010


Entre os dias 9, 10 e 11 de Junho de 2010, aconteceu em Curitiba a 13 PREVENSUL feira de Saúde e segurança do Trabalho e Emergência, a programação da feira contou com simulados de múltiplas vitimas, resgate em altura, Emergência química, novidades em equipamentos, produtos e serviços propiciando atualização profissional no setor, promovido pelas revistas Emergência e Proteção.



SIMULADO


Dentre os simulados o Plano de auxílio Mutuo e Núcleo da Defesa Civil de Araucária PAM NUDEC, realizou no dia 10/06 um simulado de Emergência Química onde uma colisão de automóvel na traseira de uma carreta Tanque com 45.000 lt de metanol, provocou o rompimento da pela válvula de descarga, havendo a necessidade de transbordo da carga, destacando as ações do condutor do caminhão, nos aspectos de isolamento de área, uso de equipamentos de segurança, diques para contenção do produto para que não haja contaminação ambiental usando os equipamentos de emergência do caminhão, até que chegada de uma equipe especializada.


ACIONAMENTO PAM


O objetivo foi mostrar aos visitantes da feira, as ações do PAM de Araucária em situações de emergência. Neste caso com o vazamento do produto o cenário foi montado de forma que a transportadora responsável pela carga e caminhão mesmo com a chegada da equipe de emergência, solicitou a ajuda de outra transportadora que auxiliou com um caminhão tanque para o recebimento do produto que estava vazando, alem das transportadoras o envolvimento dos órgãos públicos com Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros é fundamental uma vez que em uma ocorrência real normalmente eles são os primeiros a chegar à cena.


PUBLICO


O simulado foi assistido pelo publico participante da feira, onde observaram todas as ações realizadas em um acidente envolvendo produtos perigosos, desde o primeiro atendimento do condutor do caminhão com as ações de isolamento do local e ações de contenção do vazamento, acionamentos das autoridades, equipe de atendimento a emergência, observando na prática a montagem dos equipamentos para transbordo de produtos químicos e como as transportadoras atuam em casos de acidentes e principalmente as ações do PAM Plano de auxilio Mútuo e Núcleo da Defesa Civil da cidade de Araucária. Após o simulado o publico pode tirar dúvidas e conhecer os equipamentos utilizados alem de visitar o Stand do PAM Nudec de Araucária oferecido pela Proteção Eventos e Revista Emergência.

Autor; Marcos Formaio
Fotos: Marcos Formaio

























Veja mais notícias: http://www.protecaoeventos.com.br/eventos/eventos/secoes.asp?codevento=7&codsecao=1286&idioma=1&tipo=0

Polícia Civil divulga causas de explosão que matou soldador em Varginha Acidente aconteceu por falta de limpeza e de equipamento adequado

FONTE: http://eptv.globo.com/noticias/noticias_interna.aspx?303751


A Polícia Civil divulgou nesta terça-feira (22) as causas da explosão de um caminhão em Varginha, no Sul de Minas, há dois meses. O acidente provocou a morte de um soldador. Ele trabalhava na empresa de limpeza e manutenção de veículos que transportam combustíveis.
De acordo com o Delegado Regional de Varginha, Wagner Martins Guimarães, que investiga o caso, o laudo pericial apontou que a explosão foi ocasionada por dois motivos: primeiro, pelo método de limpeza que não seria o adequado. O tanque deveria ter sido limpo com vapor quente e não apenas por ventilação. O segundo motivo, de acordo com o delegado, é que não ficou comprovado que o funcionário estivesse usando um explosímetro, aparelho que permitiria a ele verificar a quantidade de gás e o risco de explosão no momento da operação.
Ainda segundo Guimarães, outras testemunhas serão ouvidas para que o inquérito seja concluído. Por enquanto, não há como apontar culpados. A dona da empresa não se pronunciou sobre o assunto. Por telefone, a advogada dela, Adriane Ribeiro Baldim Santos, informou que está analisando o laudo pericial e que a empresa só vai se manifestar após a conclusão do inquérito. A advogada disse ainda que a família do funcionário que morreu na explosão está recebendo toda a assistência.

O caso
O acidente foi no dia 19 de abril na empresa Vaporização Varginha. O caminhão tanque, que transportava combustível, estava em manutenção quando explodiu. Rônei Vicente Firmino, de 27 anos, que soldava parte do caminhão, morreu ao dar entrada no hospital. Outro funcionário e a dona da empresa tiveram ferimentos leves.

Veja o video: http://eptv.globo.com/noticias/noticias_interna.aspx?303751