PALESTRA PUCPR

PALESTRA PUCPR

quinta-feira, 17 de março de 2011

PLANO DE AÇÃO SERÁ MONTADO PARA PROTEGER O RIO CASCAVEL

Se trabalharmos em conjunto é possível executarmos ações que previnam situações como essa

O encontro girou em torno do debate de ações que devem ser tomadas a partir de agora para proteger o manancial. Os participantes também fizeram uma avaliação sobre o trabalho de contenção, após o acidente. Representantes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), da Ecocataratas, da Sanepar, da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) participaram da reunião e sugeriram como medida de proteção a instalação de placas informativas ao longo da rodovia, sinalizando que pelo trecho passa o manancial. Além disso, foi proposta a instalação de sonorizadores, espécie de quebra-molas que ajudam a despertar os motoristas. “Também propusemos que panfletos de alerta sejam entregues nos pedágios e foi cogitado proibir a passagem de veículos transportando cargas pesadas. Para o fim do mês, a Ecocataratas ficou de nos apresentar um plano de ação que será analisado por todos”, resume o diretor da Defesa Civil Municipal, Algacir Portes.





Na reunião técnica de trabalho, os representantes relembraram o trabalho de contenção e apuraram possíveis problemas que em caso de novos acidentes devem ser evitados, como a retirada do caminhão da pista. O coordenador regional da Defesa Civil, major Fernando Raimundo Schunig, destacou durante todo o encontro a necessidade de não deixar o assunto ser esquecido e traçar medidas de prevenção. Ele comentou que o momento não era de apontar culpados, mas de trabalhar em conjunto, focando a proteção do rio. “Nós temos um plano de contingência em Cascavel para casos de vendaval, granizo, dengue, influenza, seca e cargas perigosas, desde 2009. Agora temos que ter uma ação mais efetiva, ver se são necessários novos ajustes e trabalhar mais a prevenção”, defendeu. “Agora é o momento de todos fazer sua parte. 





Se trabalharmos em conjunto é possível executarmos ações que previnam situações como essa. No plano de duplicação da BR-277 incluímos um sistema que contempla a prevenção ao manancial”, destaca o gerente de engenharia da Ecocataratas, Jeancarlo Mezzomo. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi a única que não mandou representante para a reunião.
Fonte: Jornal Hoje Cascavel
http://www.jhoje.com.br/Paginas/20110303/edicaocompleta.pdf
Site http://www.defesacivil.pr.gov.br
Fotos: Site Defesa Civil
Veja estas e outras notícias no blog: www.produtosquimicosperigosos.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário