PALESTRA PUCPR

PALESTRA PUCPR

sábado, 3 de julho de 2010

Ipem autua 20 veículos em situação irregular

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autuou dez (47,6%), dos 21 veículos fiscalizados na altura do quilômetro 92 da Rodovia Castello Branco, durante a manhã de terça-feira (29/6), na operação Estrada Segura. Os condutores multados não apresentaram o Certificado de Verificação Metrológica do cronotacógrafo, a caixa preta dos veículos que registra dados como velocidade, distância percorrida e pontos de parada). Outros dez veículos foram flagrados por outras irregularidades. Entre os veículos autuados estão cinco caminhões-tanque que transportam produtos perigosos, quatro coletivos de passageiros e um ônibus escolar. O certificado é exigido para provar que o instrumento foi verificado pelo Ipem-SP antes de trafegar. Obter o documento diminui as chances de adulteração de dados do aparelho, quando este for verificado por autoridades de trânsito para esclarecer acidentes, por exemplo. Isso significa mais segurança nas estradas, afirmou o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula.

O prazo para que veículos-tanque que transportam produtos perigosos conseguissem o certificado do cronotacógrafo expirou em agosto de 2009. Ônibus escolares tiveram até fevereiro de 2010 e para coletivos de passageiros a data-limite segue os finais das placas: 2 (fevereiro); 3 (março); 4 (abril) e 5 (maio).

Mais irregularidades
Agentes fiscais também examinaram 27 caminhões que transportam produtos perigosos a granel e autuaram dez (37%) por encontrarem problemas no sistema de freios, pára-brisa trincado e riscado, sistemas de iluminação e sinalização inoperantes, pneus carecas, mecanismo de acionamento de freio inoperante, lâminas dos feixes de molas desalinhadas, entre outras irregularidades. Os fiscais apreenderam ainda oito certificados de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos (Cipp), que estavam vencidos ou com outras irregulares. O documento é obrigatório para exercer a atividade.
No site www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=318527

Nenhum comentário:

Postar um comentário