PALESTRA PUCPR

PALESTRA PUCPR

domingo, 12 de dezembro de 2010

Transportadoras aderem cada vez mais aos sistemas de gestão Integrada

Pesquisa mostra ações ambientais das empresas do setor


As ações ambientais estão cada vez mais integradas ao planejamento operacional das empresas de transporte e 89% delas já adotam boas práticas ou têm Sistemas de Gestão Ambiental (SGA). É o que indica a pesquisa Sondagem Ambiental do Transporte, promovida pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) agora em 2010. 
 
O levantamento on-line feito com 649 empresas de transporte de carga e de passageiros mostra que a adoção de práticas sustentáveis é mais comum em organizações de grande porte e nas regiões Sudeste e Sul, com menor percentual de adesão a essas práticas no Norte e no Centro-Oeste. Nesse universo, 577 empresas adotam procedimentos ambientais e somente 72 (as 11% restantes) ainda não despertaram para a importância de inserir o cuidado ambiental  como um componente necessário no dia a dia de suas atividades.
 
“Este cenário identifica que as iniciativas ambientais estão relacionadas às características setoriais, porte das transportadoras predominantes na região e nível de exigência dos órgãos e da sociedade local”, conclui o relatório, ao lembrar que a legislação ambiental está mais consolidada nas regiões com maior índice de desenvolvimento do país.
 
O diagnóstico das práticas ambientais no setor foi feito pela equipe do Programa Ambiental do Transporte da CNT, o Despoluir.
 
Resultados
 
Do universo pesquisado, os melhores resultados estão entre as empresas de cargas perigosas: 95% delas adotam padrões ambientais exigidos pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), o que inclui, na sua grande maioria, a certificação Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade (Sassmaq).
 
No segmento de transporte de passageiros, fatores externos como as exigências expressas nos editais de licitação do serviço público influenciam a adoção da certificação ambiental como um diferencial competitivo. O certificado mais comum é o ISO 14001, também adotado por algumas das empresas do setor de cargas participantes da pesquisa.
 
Em relação ao porte, entre as empresas com até cinco veículos, por exemplo, 6% adotam boas práticas e 1% tem sistemas de gestão. Esse percentual aumenta progressivamente até atingir 33% e 45%, respectivamente, nas empresas com frota superior a 100 veículos. O que demonstra, segundo o relatório, “que as certificações ambientais, com destaque para a certificação ISO 14001, embora reconhecidamente importante para as empresas, estão ainda distantes da realidade das pequenas transportadoras.”
 
Entre aquelas que responderam ao questionário on-line disponível na página da CNT estão transportadoras de carga (351 empresas) e empresas de transporte de passageiros rodoviário (98) e urbano (200).
 
Gestão Ambiental
 
A adoção do Sistema de Gestão Ambiental é uma realidade em 32% das companhias que participaram do levantamento feito pela CNT. Na maioria dessas empresas (61%), ter o SGA significa obter um ou mais tipos de certificação. Os preferidos são o Sassmaq (69%) e o ISO 14001 (22%).
 
A sondagem mostra, porém, que as boas práticas ambientais estão presentes em 69% das transportadoras pesquisadas, independentemente de terem ou não sistemas de gestão.
 
Entre as práticas apontadas como prioritárias pelas empresas estão a manutenção preventiva da frota (78%), a gestão de pneus (73%) e de lubrificantes (72%), o controle de emissões (72%) e a gestão de resíduos (61%). A maioria delas revela também preocupação com direção econômica (70%), gestão de combustível (69%), capacitação, educação e informação (65%) e gestão de baterias (65%).
 
Dados relacionados à certificação ambiental ISO no setor de transportes no Brasil ilustram bem essa busca por práticas sustentáveis. Existem atualmente 41 certificados válidos no setor. Em 2006, havia apenas um.
 
Um fato positivo revelado pela pesquisa é a compreensão das empresas de que a redução de impactos ao meio ambiente garante a competitividade e a permanência no mercado. Responsável pelas ações ambientais do setor, por meio do Programa Despoluir, a CNT pretende usar as conclusões do levantamento como base para o planejamento de novas ações do programa, voltadas para a sustentabilidade e a competitividade das transportadoras.

Por: Sueli Montenegro

Nenhum comentário:

Postar um comentário