PALESTRA PUCPR

PALESTRA PUCPR

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

MT: Produto perigoso foi alvo de exercício da Defesa Civil





















Mato Grosso - A Coordenadoria de Atendimento a Acidentes Ambientais (CAAA) da Superintendência de Defesa Civil (SUDEC), cumpriu os objetivos previstos para este ano, promovendo estudo, prevenção, acompanhamento, fiscalização e o controle da movimentação de produtos perigosos, além de trabalhar atividades de aperfeiçoamento contínuo dos agentes da Defesa Civil e bombeiros militares.

De março a dezembro, foram realizadas atividades com integrantes da CAAA, como as instruções continuada e necessária para a manutenção dos materiais, o encapsulamento com roupas de proteção nível A, B e C, montagem do corredor de redução de contaminação, utilização de equipamentos como o Terrômetro, Compressor de Ar, Fotoionizador, Detector de Multigases, aplicação do kit-batoque e do kit cloro B.

Trabalhando a prevenção e preparação de ocorrências com gás cloro, foi realizada capacitação como parte do "Plano de Ação - 2º Semestre", com o "kit cloro B", que tem vários componentes que auxiliam na contenção do vazamento do cloro, que permanece armazenado em cilindros de 900 kg. O agente pôde ter contato rotineiro com o equipamento, e consequentemente maior facilidade na utilização e aplicabilidade no momento de uma operação real.

Segundo a capitã BM Luciana Brandão, coordenadora da CAAA, para 2011, as instruções terão continuidade na medida em que existam condições de adequar, principalmente, as demandas de ocorrências, uma vez que é imprescindível que o profissional permaneça em condições técnicas para a execução da missão, objetivando minimizar os danos à sociedade e ao meio ambiente causados pela exposição do produto perigoso.

O produto perigoso é conceituado como toda substância sólida, líquida ou gasosa que, pelas suas características, representa riscos para a saúde das pessoas, para a segurança pública ou para o meio ambiente. Centenas de milhares de diferentes produtos perigosos são produzidos, armazenados, transportados e utilizados anualmente.

Em realidade, o emprego destes produtos sempre seguirá incrementando-se, com a aparição inevitável de um crescente número de incidentes, provocados por derrames químicos, fugas acidentais, acidentes de trânsito, transportes inadequados, etc., requerendo organismos de socorro mais e mais profissionalizados e com capacidade de bem avaliar e controlar tais emergências.

Esses acidentes podem variar consideravelmente, dependendo dos tipos de produtos e quantidades envolvidas, das propriedades e características físico-químicas dos produtos, das condições meteorológicas e do terreno onde ocorreu o acidente, etc.

A primeira providência a ser tomada por uma pessoa que testemunhe um acidente com produtos perigosos é a solicitação de socorro especializado, para que possam ser tomadas as medidas cabíveis no sentido de controlar a situação. Neste momento entram em cena os agentes da CAAA,que em 2008, registraram mais de 48 acidentes envolvendo produtos perigosos, a maioria deles, cerca de 90% durante o transporte. Em 2009 esse número aumentou cerca de 25%. Nesse ano, as ocorrências dobraram em relação a 2008.

Orientações - Em casos de acidentes, a área deve ser isolada imediatamente e o Corpo de Bombeiros acionado. O ideal é que seja informado ao Bombeiro o número, com quatro algarismos, escrito no painel de segurança, que é uma placa retangular de cor laranja. Com este número, é possível identificar o produto transportado, facilitando o atendimento às vítimas e a proteção ao meio ambiente. A Defesa Civil realiza cursos para orientar os profissionais sobre as primeiras respostas em casos de acidentes com produtos perigosos. Não é permitido que se faça o transbordo dos produtos sem a presença da coordenadoria de Atendimentos a Desastres Ambientais, que possui técnicos capacitados para estas providências.

Foto: Assessoria Imprensa CBM/MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário