PALESTRA PUCPR

PALESTRA PUCPR

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Regulamentação do transporte de produtos perigosos será analisada por entidades do setor



Após reivindicações, ANTT suspendeu nessa quarta-feira (18) resolução com novas normas publicada na semana passada.


Regulamentação do transporte de produtos perigosos será analisada por entidades do setor
Foto Leonardo Andrade
Um grupo de trabalho coordenado pela Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP) vai analisar a nova regulamentação do setor. Publicado no Diário Oficial da União (DOU) na sexta-feira da semana passada pela ANTT, o documento que estabelece as novas regras para o transporte desses materiais foi suspenso nessa quarta-feira (18).

Segundo a medida, também publicada no DOU com o nº 3.671/2011, a decisão do diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, visa “a necessidade de proceder ajustes” no regulamento, uma solicitação feita por entidades ligadas ao setor transportador e da indústria química do país.

As regras do transporte rodoviário de produtos perigosos são disciplinadas por um decreto de 1988 e o de transporte ferroviário, de 1990. Algumas complementações já foram realizadas, em 2004 e em 2006.

Segundo a assessora técnica da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo (Fetcesp) Sandra Caravieri, a atualização das normas é uma necessidade, mas não da forma como foi estipulada pela ANTT. “Não houve audiência pública, e sim uma consulta. As sugestões do setor foram feitas por escrito e eu diria que 90% delas não foram atendidas. Um dos principais pontos que eles tiraram da legislação foi toda a citação das normas brasileiras. Com essa retirada, nós ficamos sem referência, por exemplo, para saber quais eram os equipamentos de emergência e os equipamentos de proteção individual que deveriam estar no veículo”, lembra Caravieri. 

O presidente da ABTLP, Paulo de Tarso Martins Gomes, vai coordenar o grupo de trabalho que discutirá o documento. “Tínhamos feito sugestões desde 2008 e que não foram ouvidas. A ideia com o grupo, agora, é propor algo concreto em cima do texto que eles apresentaram e contribuir com a regulamentação”, reforça.

A primeira reunião das entidades do setor de transporte e da indústria química brasileira será realizada no dia 3 de junho. E até que uma nova resolução não seja publicada pela ANTT, continuam em vigência as regras atuais. Em nota, a agência explicou que não há previsão para o fim da suspensão da Resolução 3.665/2011.
Fonte: Aerton Guimarães - http://www.cnt.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário